Notícias

Blindagem na Construção Civil

A Arquitetura Blindada ganha espaço na Construção Civil

 

 

 

Na procura por mais segurança, as pessoas passaram a investir na blindagem das suas casas.Bons tempos aqueles que se podia dormir com as portas das casas abertas... Hoje, nem com elas bem trancadas estamos seguros. Há algum tempo, entrou em cena uma nova modalidade de construção: a “arquitetura blindada”, cujo conceito de segurança ganha dimensão no mundo todo.  A proposta é a de se construir casas e apartamentos suficientemente resistentes para manter do lado de fora os invasores. Os condomínios fechados garantiam a segurança dos moradores, ou pelo menos tinham essa proposta. Com o crescimento da criminalidade, estes se tornaram alvos para grandes assaltos e mostraram sua fragilidade, quase sempre contando com a inexperiência ou conivência de funcionários.

 

Para as residências horizontais, a proposta é a construção de “quarto seguro” onde se transforma o closet, banheiro ou mesmo um dormitório em ambiente de segurança, sem alterar a sua estética. Quanto aos apartamentos, basta instalar portas blindadas.

 

Na Europa, há um grande número de fabricantes de portas blindadas que fornecem diretamente para o mercado da construção civil, demonstrando que lá as construtoras se preocupam e já incorporam segurança aos seus projetos arquitetônicos. 

 

A prevenção ainda é o melhor conceito de segurança, pois os danos materiais podem ser ressarcidos pelas seguradoras, porém a vida de nossos familiares não. Mesmo que se resida em um local com sistemas de segurança, é imprescindível manter uma própria política de segurança complementar, instalando portas blindadas e anti-arrombamento, alarmes, e outros equipamentos de prevenção. Em prédios de alto padrão é comum existir uma alta rotatividade de prestadores de serviço, o que torna a segurança em pouco tempo deficiente pela circulação de informações e hábitos dos condôminos, criando assim pontos vulneráveis, culminando com invasões de marginais ou roubos isolados, com relativa facilidade.

 

Segundo o ranking da ONU (Organização das Nações Unidas), capitais como Rio de Janeiro e São Paulo estão no nível 5 de riscos, numa escala de 1 a 7, ao lado de Cali e Medellín na Colômbia.

 

 

Em Recife, tornaram-se rotina os arrombamentos de apartamentos em prédios de luxo da orla. Os tradicionais itens de segurança, como circuito interno de TV e porteiros eletrônicos ajudam, mas não são suficientes para inibir os assaltantes. Os condomínios da Zona Sul vêm se adaptando à atual realidade e utilizando a blindagem das portas como solução para impedir os arrombamentos.

 

As portas invioláveis são fabricadas em chapas de aço com espessuras variadas, dependendo do grau de segurança que se quer dar à unidade residencial ou comercial. Essas portas podem contar com atenuadores de som, travas nos quatro lados da porta e pega-ladrão.

 

Fonte: Revista em Foco